19/06/2012

Uma estrela de seis pontas






Saiba tudo o que acontece com um batom antes da chegada em seu nécessaire



Os batons da Avon são um sucesso e isso não é segredo para ninguém. Mas, você imagina quantas pessoas e etapas são necessárias na criação de um batom? Para acabar com a sua curiosidade, pegue uma carona no processo de produção do batom MEGA IMPACT.
Nada nasce do nada
Inovar é parte de um longo trabalho. Criar um batom que atenda às necessidades das mulheres é um processo de pelo menos três anos! Para começar, nos laboratórios de Suffern (EUA), uma equipe de Marketing fez pesquisas de tendências com o objetivo de entender o que as mulheres desejavam em um novo batom. Esses resultados foram comparados a tudo que há no mercado e com base nesses estudos criou-se o conceito do Mega Impact. A partir dele, os cientistas e designers entraram em ação para transformar a ideia em realidade. 
Mentes em ação
Os químicos norte-americanos realizaram então vários testes com os ingredientes (pérolas, fragrâncias, ceras e protetores solares). "Tudo para encontrar a receita ideal para uma fórmula inovadora, segura e eficiente", afirma Milena Torres, engenheira de processos da Avon Brasil. Depois de vários testes estava criada a mistura perfeita. Contudo, ainda foi preciso avaliar se a fórmula era resistente às mudanças de tempo e clima, se era compatível com as embalagens e se era segura para ser usada. Tudo OK! Aí sim a receita pôde seguir para produção, nas fábricas das unidades Avon de cada país.
O toque brasileiro
Nessa etapa a equipe de Marketing recebeu de Suffern a paleta de cores e escolheu nove tonalidades que seriam lançadas aqui. "Buscamos eleger aquilo que mais valoriza a consumidora brasileira, que atenda às suas necessidades e as satisfaça completamente", afirma Juliana Barros, gerente da categoria Maquiagem.


1- Lista de compras
É preciso muita organização e cálculo para que não falte nada e sobre o mínimo de ingredientes e embalagens na fabricação do novo batom. Por isso, a equipe de Planejamento pensa e define: Quanto é preciso produzir? Quantas embalagens serão usadas? Essas e outras são questões que precisam ser respondidas antes de dar o OK para a produção dos produtos.






2-  Recebimento
É onde chegam todos os materiais necessários para a fabricação do batom. Aqui, é preciso conferir se o que chegou está de acordo com o que foi pedido. Depois de conferido, os materiais são guardados nas longarinas (uma espécie de estante de metal).

3- Pesagem e análise
Após a chegada da matéria-prima (ou MP, como é chamada) e com a "receita" na tela do computador, os funcionários realizam a pesagem, garantindo que cada item esteja na quantidade correta, seguindo a fórmula, prontinho para entrar na Manufatura.


5- Conferindo o resultado
É hora de conferir o produto final, o "FI". Os profissionais do Laboratório Químico fazem os testes de cor para checar se o produto atende às características da fórmula original ou se algo ainda precisa ser ajustado. Antes de ser liberado, o batom ainda passa por uma máquina que vai indicar a ação de sua proteção solar. Caso esteja tudo certo, ele é despejado em caixas de plástico, onde esfria e entra em estado sólido.

6- Uma bela roupagem 
As caixas são levadas para a área da Embalagem. A massa, agora sólida (1), é cortada em cubos e colocada dentro de um tacho onde volta a derreter (2). Aí, é injetada em pequenas formas com moldes de silicone (3). Logo depois o produto sofre um novo resfriamento, e o batom ganha de vez sua forma (4). A bala então é colocada na base da embalagem (5) e segue por uma esteira onde passará pelos olhos atentos de uma funcionária (6) para ver se está tudo OK.



7-  
A reta final

Depois, as máquinas irão lacrar, etiquetar, embalar e - ufa! O Mega Impact é colocado em uma caixa, pronto para ir para os CDs. Seu destino é chegar às (aos) Revendedoras (es) do país inteiro e cumprir a missão de levar autoestima às mulheres.




Um processo desse porte não seria possível sem o esforço conjunto de muita gente "Esse é um trabalho que precisa de uma equipe bem formada para dar certo. É com ela que conto para termos sempre uma sensação de dever cumprido", afirma José César Dantas, supervisor de Produção da área de Moldados.

Fotos: Henrique Vieira



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...